5 formas de melhorar o funcionamento do nosso sistema imunitário



Muito se tem falado, nos últimos tempos, sobre a importância do nosso sistema imunitário e das formas como este nos ajuda a nos defendermos de ameaças como gripes, constipações e, mais recentemente, do Covid-19. Ter um sistema imunitário forte não significa que ficaremos imunes a doenças, mas pode significar que o saberemos combater da melhor forma.


Pois bem, há diversas formas de nos tornarmos o nosso organismo mais protegido e não só apenas através da alimentação, apesar de esta ser essencial.


1 - Dormir bem


Como sabemos, uma boa noite de sono não tem preço e, quando dormimos bem, sentimo-nos recuperados e com mais energia para enfrentar um novo dia. Na verdade, o sono é um processo fisiológico que serve de recuperação, regulação e proteção. Nesse sentido, afeta uma variedade de funções imunitárias, produzindo proteínas importantes para a defesa do nosso corpo. Por outro lado, quando nos privamos do sono aumentamos a suscetibilidade do corpo humano a agentes infeciosos. Por exemplo, quando dormimos pouco, as nossas hormonas do stress aumentam, e isto reduz a capacidade de defesa do corpo. Para proteger a tua saúde, certifica-te que dormes entre 7 a 9 horas.



2 - Praticar exercício físico


A ciência aponta para o exercício físico como uma forma de fortalecer a saúde há várias décadas. Como é sabido, a prática de exercício físico facilita uma boa circulação do sangue, o que é essencial para que as células do nosso sistema imunitário consigam cumprir todas as suas funções. O sistema imunitário, em quarentena, pelos elevados níveis de stress, pode ser reforçado pelo exercício físico, com destaque para o exercício cardiovascular. Para Richard Simpson, professor na Universidade do Arizona, especializado em imunobiologia, a chave está no exercício cardiorespiratório, por desencadear a mobilização de biliões de anticorpos para protecção do corpo humano.



3 - Manter a hidratação


Uma boa hidratação auxilia no bom funcionamento do sistema imunológico, segundo vários especialistas. A água também é essencial para processos fisiológicos de absorção, excreção, digestão, circulação e na manutenção da temperatura corporal. Para saber se está a ingerir a quantidade de líquidos adequada, esteja atento à sua urina: esta deve ser incolor e sem odor, tal como a água.



4 - Ter uma alimentação equilibrada


Aumentar o consumo de vegetais, como espinafres, couves, ou brócolos ricos em vitamina E, acaba por ser essencial. Também as frutas, como os frutos vermelhos, as cerejas, as amoras, as framboesas, os mirtilos e os morangos ajudam a combater a inflamação. Também a curcuma tem propriedades antioxidante e anti-inflamatórias. Neste grupo de alimentos poderosos, podemos incluir os cogumelos, que são saborosos, possuem um elevado valor nutritivo e são utilizados medicinalmente desde a antiguidade, por vários povos. Exemplo disso são os cogumelos Chaga selvagem, Reishi, Cordyceps, Lion’s Mane, que usamos nas nossas instant oatmeals de Pure Cacao.,



5 - Apanhar sol e respirar ar puro


À varanda, na janela ou numa simples caminhada ou corrida perto de casa, apanhar sol aumenta o bem-estar e diminui os níveis de stress, quase nos transportando para cenários paradisíacos. Além disso, esta é uma forma de obtermos a conhecida "vitamina do sol", a vitamina D, um nutriente lipossolúvel – que se dissolve na gordura - essencial para o bom funcionamento do nosso organismo nas suas mais variadas funções.





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