A felicidade de comer chocolate & uma receita de instant oats com chocolate e caramelo


Instant Oats de Cacao com Caramelo Salgado © Fotografia Eva Passos

É irresistível, derrete-se na boca e melhora o dia de qualquer um/a. Claro que falamos do chocolate que, além de tudo isto, traz vários benefícios para a saúde e, misturado com os ingredientes certos, pode dar aso a receitas maravilhosas e saudáveis.


Ainda em modo celebração do Dia Mundial do Chocolate, assinalado na passada terça-feira, vamos partilhar convosco uma receita bem docinha e deliciosa de instant oats de chocolate com caramelo. Mas, antes disso, vamos falar um pouco sobre os benefícios de consumir CACAO, este ingrediente maravilhoso para a saúde de todos nós.



Porquê comer cacao todos os dias?


O chocolate, por conter cacau, pode ser bastante nutritivo, contendo bastantes antioxidantes. Além disso, auxilia na redução dos níveis de stress, ajuda a relaxar e a melhorar a sensação de bem-estar. O cacau pode ainda ajudar a aliviar alguns dos sintomas da ansiedade, pois ajuda a liberar endorfinas no corpo, a hormona responsável pela sensação de bem-estar e felicidade.

Instant Oats de Cacao com Caramelo © Fotografia Eva Passos


Preparar refeições deliciosas e saudáveis é também uma forma de relaxar e ser feliz. Assim, vamos preparar umas overnight instant oats! Estas têm a vantagem de serem bem frescas, mas não precisam de ser preparadas na noite anterior. Mãos à obra?



INGREDIENTES


Para as oatmeals:

1 chávena de oatmeals Pure Cacao

2 chávenas de bebida vegetal

2 c. sopa de granola Cacao

1 c. sopa de caramelo salgado


Para o caramelo:

1/2 chávena de xarope de flor de coco

1 c. café de farinha de araruta

1 c. creme de coco ( a parte mais consistente de uma lata de leite de coco)

uma pitada de flor de sal



COMO PREPARAR


O xarope de flor de coco é obtido a partir do sumo de coco fresco, suavemente recolhido e concentrado. Tem naturalmente um sabor a caramelo, mas nós vamos torna-lo mais espesso e é precisamente ele que torna esta receita numa autentica obra prima, digna de qualquer festividade.

Faça o caramelo, aquecendo num tacho ao lume brando, sempre a mexer com uma varra de arames, o xarope de flor de coco com a farinha de araruta.

Quando a farinha estiver incorporada, acrescente e o creme de coco até se misturarem bem (adapte a consistência, acrescentando mais leite de coco ou mais farinha). No fim, acrescente o flor de sal e mexa bem para dissolver na totalidade.


De seguida, junte às papas a bebida vegetal e misture bem, sendo que a mistura ficara pronta de mediato. Junte mais bebida vegetal se gostar das papas mais mais soltas. Para servir espalhe uma colher de caramelo pelas bordas interiores de um copo transparente. Coloque de seguida uma camada de papas, 1 camada de granola, 1 camada de caramelo e repita o processo até chegar ao topo do copo.

Por cima deixe escorrer mais caramelo, porque este nunca é demais :)


Algumas dicas:


  • Servir com uma bola de gelado de baunilha.

  • Deixo sempre os convidados a salivar quando preparo esta receita como sobremesa ou preparo também quando me apetece um miminho ao pequeno-almoço.

  • Gosto também de a preparar ao fim do dia, enquanto vejo o por-do-sol e aprecio cada colherada com muita alegria. Quem diria que é uma simples casamente de papas, granola e caramelo, se podia transformar em semelhante gulodice?


Bom apetite!


Esperamos que gostes e que partilhes connosco a tua versão!

Partilha connosco o resultado das vossas receitas através da #granolasimplu

Um beijinho e abraço, Dorina

LOJA ONLINE

© 2020. All rights reserved, Simplu.

Designed with love by The Simplest Team

  • Instagram - Simplu
  • Facebook - Simplu
  • Pinterest - Simplu
  • YouTube - Black Circle