O que são calorias?

A pandemia veio alterar rotinas, prioridades e pensamentos. Os hábitos de alimentação não foram exceção e a preocupação com uma alimentação saudável, que enriquece o nosso corpo e nos dá saúde, também cresceu. O verão de 2020 aproxima-se (ainda que se preveja atípico) e, por isso, esta semana, debruçamo-nos sobre as calorias e a sua importância. Deixamos aqui alguns conselhos da nutricionista Rita Lebreiro, da Nutripontocome.





Devemos preocupar-nos só com calorias?

Segundo a nutricionista Rita Lebreiro, estarmos preocupados exclusivamente com as calorias é “limitar os alimentos apenas a um componente da sua constituição, sendo por essa razão um erro a evitar”. Rita defende que as calorias são importantes tendo em conta um objetivo específico (como perda de massa gorda, aumento de massa muscular ou perda de peso) mas não podem, nem devem, ser o único motivo para a escolha ou rejeição de certos alimentos. “Basta pensar que uma maçã média tem cerca das mesmas calorias que um brigadeiro e é impossível estabelecermos uma comparação nutricional entre eles”, compara.

A nutricionista lembra que, na verdade, o corpo humano não funciona de forma simples, “não tem o mesmo gasto energético 365 dias por ano e nem sempre ingerir menos calorias é indicador de perda de peso ou de massa gorda”. Por isso, como não há alimentos iguais, estes são absorvidos, metabolizados e convertidos em gordura ou energia de formas distintas, além de a forma como nutrem o corpo e aumentam ou diminuem o risco de doença ser diferente.


O foco em alimentos nutritivos


Rita Lebreiro recorda que a preocupação deve estar em “melhorar a qualidade dos alimentos que comemos, aprender a comer de acordo com as necessidades individuais”. “Optar por alimentos nutritivos e que proporcionem saciedade, limitando o consumo de alimentos processados e ricos em aditivos, bem como de alimentos ricos em açúcar e gordura saturada, que apenas viciam e conduzem a um consumo exagerado”, aconselha.


Sobre a Rita


Estes conselhos foram deixados pela nossa querida amiga e nutricionista Rita Lebreiro, que dá vida ao NutripontoCome. Connosco desde o início, a Rita acredita, tal colmo nós, que o truque está no simplificar e em comer o mais naturalmente possível. Deste modo, a alimentação saudável será "um modo de vida cheio de prazer"!

LOJA ONLINE

© 2020. All rights reserved, Simplu.

Designed with love by The Simplest Team

  • Instagram - Simplu
  • Facebook - Simplu
  • Pinterest - Simplu
  • YouTube - Black Circle