Os benefícios da pitaya & um brinde com limonada

O seu ar exótico não mente: a pitaya, conhecida por muitos como “Dragon-fruit” ou fruta-do-dragão, pertence à família Cactácea e é nativa da América Central e México. Numa altura em que o calor nos pede hidratação, deixemo-nos a viajar através dos sabores, com uma limonada com sabor a pitaya, esta fruta tropical rica em vitaminas e minerais.





Olá, antioxidantes! Os benefícios da Pitaya


Antes da receita, vamos falar-vos sobre os benefícios da pitaya, com a ajuda da nutricionista Rita Lebreiro, da @nutripontocome. Na verdade, existem três espécies de pitaya com características específicas: a Hylocereus polyrhizus, polpa vermelha e casca rosa (que usamos para a nossa granola PITAYA e super powder), a Hylocereus megalanthus, com polpa branca e casca amarela e a Hylocereus undatus, com polpa branca e casca rosa.

A pitaya, sendo uma fruta tropical, inclui “um número elevado de compostos antioxidantes que podem ser encontrados e que agem para atrasar ou prevenir a oxidação celular, causada pelos radicais livres”, explica Rita.

Falando em concreto da espécie utilizada na produção da granola e do super powder, a Hylocereus polyrhizus apresenta tanto na casca, como na polpa, um elevado teor em compostos fenólicos. E o que é que isto significa? Segundo a Rita, os compostos fenólicos têm já comprovados efeitos antimutagénicos, anticarcinogénicos, “antiaging” e antioxidantes.


Além disso, na casca da Pitaya foram encontrados elevados teores de betalainas. Estudos mostram que estas possuem ação antioxidante, potenciais efeitos benéficos na diminuição dos níveis de colesterol LDL, actividade antimicrobiana e antiviral.


Sem esquecer que na casca desta espécie de Pitaya podemos encontrar uma quantidade significativa de minerais como potássio, cálcio e magnésio, garante a nutricionista.



Uma limonada para refrescar!


Agora que já sabemos mais sobre a fruta-do-dragão, podemos finalmente refrescar-nos com a limonada de pitaya!


INGREDIENTES

1 L água filtrada

Sumo de 4 limões

1/2 c. chás SUPER POWDER pitaya Simplu


COMO PREPARAR

É tão simples!

Extrair o sumo dos limões e juntar com a água e a pitaya.

Misturar bem, e se for necessário, misturar com a ajuda de uma varinha mágica ou de um liquidificador.

Não é necessário adoçar, no entanto, se achar pertinente, pode adoçar a gosto.


Bom apetite!


Esperamos que gostes e que partilhes connosco a tua versão!


Partilha connosco o resultado das vossas receitas através da #granolasimplu


Um beijinho e abraço,


Dorina



LOJA ONLINE

© 2020. All rights reserved, Simplu.

Designed with love by The Simplest Team

  • Instagram - Simplu
  • Facebook - Simplu
  • Pinterest - Simplu
  • YouTube - Black Circle