Post elaborado pela nutricionista: Ana Rita Lebreiro @nutripontocome
O mirtilo, cujo nome científico é Vaccinium myrtillus L. tem origem nos bosques Europeus e é considerado um "tesouro das florestas", devido à sua riqueza nutricional. É fonte de fibra solúvel e insolúvel, de vitaminas, das quais se destacam a vitamina A, C e E, e de minerais como cálcio, potássio e fósforo.
A bonita cor roxa/ azulada dos mirtilos deve-se à presença de uma categoria de polifenóis designada de antocianinas, às quais estão associadas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.
Pela presença destas, de outros compostos polifenólicos e das diversas vitaminas, o consumo frequente de mirtilos está associado a uma protecção contra o desenvolvimento de inúmeras doenças tais como doenças neuro-degenerativas, doenças cardiovasculares e alguns tipos de cancro.
Diversos estudos apontam para benefícios com o consumo frequente de mirtilos como: serem uma ajuda na diminuição da pressão arterial em mulheres pós-menopausa, retardarem o declínio mental e melhorarem a memória em adultos, ajudarem no controlo da glicemia e até melhorarem a resistência à insulina; e ajudarem na saúde ocular, melhorando a pressão intra-ocular e prevenindo o aparecimento de cataratas.
Na Simplu utilizamos Mirtilos Silvestres na granola BERRY e no Superpowder Mirtilo em pó que, apesar de características nutricionais semelhantes, distinguem-se dos Mirtilos Comuns por:
> Serem mais pequenos, por terem um sabor mais intenso e um pouco mais amargo;
> Terem o dobro da capacidade antioxidante, facto avaliado através do método que mede a capacidade de absorção do radical oxígénio (ORAC) onde conseguimos saber qual a capacidade antioxidante dos diversos alimentos;
> Terem uma quantidade de antocianinas 33% superior.
Se os mirtilos ainda não fazem parte da sua alimentação habitual porque não começar com os produtos Simplu granola BERRY, superpowder MIRTILO em pó e MIRTILO BIO inteiro desidratado, utilizando-os para compor as mais diversas receitas desde panquecas, bolos, papas de aveia até batidos. Além disso, pode sempre acrescentar mirtilos frescos e outros frutos silvestres para tornar ainda mais colorida e nutritiva a sua alimentação!!!
Fontes consultadas:
http://www.orac-info-portal.de/download/ORAC_R2.pdf (pg. 20)
Johnson, Sarah A et al. Daily blueberry consumption improves blood pressure and arterial stiffness in postmenopausal women with pre- and stage 1-hypertension: a randomized, double-blind, placebo-controlled clinical trial. J Acad Nutr Diet. 2015 Mar;115(3):369-77.
Krikorian, Robert et al, Blueberry Supplementation Improves Memory in Older Adults. J Agric Food Chem. 2010 Apr 14; 58(7): 3996-4000.
Klimis-Zacas, D. et al, Wild Blueberries Attenuate Risk Factors of the Metabolic Syndrome. Journal of Berry Research 2016, 6:2.
Kalt, W. et al, Recent Research on the Health Benefits of Blueberries and Their Anthocyanins, Adv Nutr 2019, 00:1-13.
Kommentare